Risoto de Cogumelos e Cheescake do Jamie Oliver

Padrão

Aprendi a cozinhar assistindo aos programas do Jamie Oliver e Olivier Anquier. Gosto da forma como eles cozinham. E se aprendi a cozinhar do jeito certo e razoavelmente bem, devo isso à eles. Depois que tomei gosto pela coisa, passei a assistir e até gostar de  outras pessoas também, é claro. Mas comecei pelos dois; eles são os meus “mentores”:P

Essa receita é do Jamies 30 Minute Meals e é composta pelo Risotto + Salada de pepinos, espinafre e molho de tomates secos + Cheescake de gengibre com creme de limão. Mas é lóoooogico que eu (e mais o planeta todo) não consigo fazer aquilo tudo em 30 minutos messssmo. Uma hora no mínimo. Mas adoro as receitas dele; acho tudo com cara de gostoso e super prático! Estou postando só o risoto e o cheescake. Depois faço um post da salada, pois eu ainda não fiz (não sei se fica boa mesmo…) 

Fiquei babando pelo risoto quando vi . E fica mesmo maravilhoso:) A sobremesa também é fantástica. Bom, eu sou bastante suspeita, pois adoro cogumelos, limão e gengibre, então…Mas espero que gostem.

Seguem as receitas e os vídeos (em inglês).

Bon appétit! 

Risoto de cogumelos (rendimento: 4 a 6 porções)

Ingredientes:

1 talo de aipo
1 cebola
1 punhados de cogumelos porcini secos (ou outro cogumelo selvagem)
Alecrim a gosto
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
300g de arroz carnaroli (ou, como alternativa, arbóreo) 
1 taça de vinho branco 
1 cubo de caldo de galinha
2 colheres (sopa) de manteiga
50g de queijo parmesão ralado na hora
1 limão
Salsinha picada a gosto

Modo de preparo:

Quebre a ponta dura do aipo e arranque as fibras. Em seguida, descasque a cebola. Pegue os cogumelos e junte tudo em um processador. Adicione também um pouco de alecrim fresco. Triture.

Despeje três colheres de azeite de oliva em uma panela alta e coloque o conteúdo triturado. Refogue em fogo alto.

Despeje o arroz, misturando bem os ingredientes e adicione uma taça de vinho branco. Deixe evaporar um pouco e depois adicione um pouco de água e 1 tablete de caldo de galinha. Deixe cozinhar em fogo médio a baixo e mexa a cada dois minutos, sempre colocando um pouco de água. É importante usar uma panela alta para que a água não evapore depressa. Deixe-o cozinhando lentamente por aproximadamente 18 minutos.

**Durante o cozimento, Jamie picou um alguns cogumelos frescos variados (portobello, shimeji, paris, shitake) e adicionou ao risoto, mexendo bem. Ele adicionou também um pouco de sal. 

Tire do fogo e acrescente manteiga e o queijo parmesão ralado na hora (não use o industrializado!) – cerca de 60 gramas. Se achar que o risoto está seco, acrescente um pouco de água quente. Para o risoto ficar perfeito, ele deve “escorrer” da colher. Sua textura deve ser cremosa. 

Ao final, adicione 12 gotas de limão e salsinha picada a gosto. Tampe a panela e deixe descansar por dois minutos.
 

 

Cheescake de gengibre e creme de limão.

Ingredientes:

50 gr de avelãs

8 biscoitos de gengibe

Raspas de 1 limão

50 gr de manteiga

Creme de limão (veja como fazer)

Crème fraiche (veja como fazer) ou 1 pote de Mascarpone

Framboesas

1 colher de sopa açúcar de confeiteiro

1 colher de sopa  de extrato de baunilha (não é a essência!)

1 barra de chocolate meio amargo

Folhinhas de hortelã para decorar

Preparo da Massa:

Deixe a frigideira em fogo médio e toste 50 gramas de avelãs (deixando-as douradas e não queimadas!).Em um pano de prato limpo, separe 8 biscoitos de gengibre (tipo cookie), faça uma trouxinha e bata na bancada da pia para tritura-los, até formar uma farofa.

Quebre as avelãs tostadas à grosso modo, na frigideira mesmo,  adicione  50 gramas de manteiga  e refogue em fogo baixo somente até a manteiga derreter. Apague o fogo. Acrescente um pouco de raspas de limão e depois a farofa de biscoito. Misture tudo com uma colher. Divida a massa em quatro partes e coloque dentro dos copos ou formas onde arrumará cada cheescake, achatando-a no fundo, para criar uma base de torta durinha.  

Creme:

Adicione o açúcar de confeiteiro e extrato de baunilha ao crème fraiche  (ou mascarpone) e misture bem. Coloque uma porção generosa do creme de limão em cada massa e depois algumas framboesas. Depois cubra com o crème faiche  e mais algumas framboesas. Decore com folhinhas de hotelã.

Pegue um tablete de chocolate (meio amargo) e com uma faca, crie raspas em sua direção. Despeje as raspas sobre os copinhos/ forminhas e leve à geladeira.  

**Creme de limão:

Ele utiliza um pronto. Não sei se encontramos por aqui, mas segue uma receitinha fácil:

Bata no liquidificador 1 xícara e ½ de chá de creme de leite, 1 xícara e ½ de leite condensado e 1 xícara de suco de limão até que fique homogêneo.

 **Crème Fraiche:
Especialidade francesa, é um creme de leite fresco um pouco envelhecido, espesso mas ainda líquido, com um sabor ligeiramente ácido.O crème fraîche não é encontrado no Brasil, mas pode ser produzido em casa com resultados muito próximos do original:

Misture 500ml de creme de leite fresco a 250ml de creme de leite azedo em uma panela média e mexa. Aqueça em fogo baixo até amornar levemente. Despeje em uma tigela de vidro e cubra com um prato, deixando uma pequena brecha. Deixe em local fresco por 6-8 horas, até que engrosse e fique ácido. Mexa de novo, tampe e leve à geladeira até a hora de usar.

CREME DE LEITE AZEDO: misture 1 colher de sopa de suco de limão a 1 xícara de creme de leite fresco, e deixe a mistura descansar em temperatura ambiente por 30 minutos. Guarde na geladeira até a hora de usar

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s